Histórico CCVM
Centro Cultural Visconde de Mauá
O Centro Cultural Visconde de Mauá, desde abril de 2004, abriga boa parte da produção artística-cultural da região de Visconde de Mauá - RJ/MG, tendo produzido nesse período inúmeras exposições de artes, nas mais variadas linguagens plásticas, entre coletivas e individuais, feiras de livros, feiras do disco vinil, encontros de corais, diversas séries musicais, incluindo música erudita e popular, bazares com a rica produção artesanal local. Possui biblioteca comunitária, desde a sua criação, oferecendo à nossa comunidade e aos turistas que nos visitam, o prazer da boa leitura. O CCVM também oferece à nossa comunidade, oficinas artísticas, educação ambiental e abriga também reuniões de interesse comunitário, participando ativamente de todos os assuntos que dizem respeito à nossa região.
Tornou-se Ponto de Leitura em setembro de 2009 e Ponto de Cultura em maio de 2010.O CCVM fica localizado na vila de Visconde de Mauá, Serra da Mantiqueira, município de Resende, RJ, na agradável Aldeia dos Imigrantes, em espaço gentilmente cedido pela família Llerena.
Horários: de sexta a domingo e feriados, das 11 às 17h. Durante a semana, visitas guiadas escolares e oficinas para a comunidade, além de acesso à biblioteca, sempre com agendamento prévio (24) 99948 – 5181 – maua.centrocultural@gmail.com
NA PROGRAMAÇÃO CULTURAL se encontra a divulgação do CCVM mensal.
Aqui nessa página irá entrar nossos registros do CCVM.
AQUI Várias PUBLICAÇÕES NO BLOG sobre o CCVM. Tipo essa,
História do nascimento do Centro Cultural Visconde de Mauá
Agradeço imensamente os amáveis comentários, gente minha, tão querida...
Bom dia Márcia! Segue o meu abraço fraterno a todos e todas participantes do Centro Cultural Visconde de Mauá nesta comemoração de 18 anos de atuação em prol dos direitos humanos, da arte popular, da luta por um Brasil mais democrático. Peço a Deus que fortaleça sempre mais esse Centro, imprimindo a seus participantes empoderamento popular! Frei Betto (escritor, humanista e muito querido).
Vê como é grande a casinha da utopia. Quantas histórias ela abriga. Impressionante como o pequeno espaço se enche de tempos, todos os dias. Também pudera, por trás da casa passa um rio... (Nelson Paes – músico inspirado...).
Márcia Patrocínio chegou em Visconde de Mauá de mansinho, faz tanto tempo, no quase “era uma vez” e plantou um Catavento Mágico, o Centro Cultural Visconde de Mauá, que nunca, nenhum só dia, parou de girar. Música, Literatura, Artes Plásticas, Concursos, Interação com as Escolas, um lindíssimo Coral, Lançamento de Livros e o que mais? O Catavento Mágico gira incessantemente num vento benfazejo que vem trazendo outras magias culturais para a região. Vida longa para o CCVM, Roseana Murray (poeta, escritora maravilhosa e amiga das escolas).
O CCVM é um exemplo de batalha cultural, comandado com muita destreza pela Márcia Patrocínio, servindo de exemplo e mostrando para todo o Brasil, a maneira certa de fazer as coisas... Victor Biglione (músico maravilhoso e amigo querido).
Quando voltei a frequentar Visconde de Mauá, eu ficava em Maringá. Mas sempre passava e parava na Aldeia dos Imigrantes para fazer xixi. Era um lugar mágico, como são todos os lugares dessa Montanha Mágica. Mas faltava alguma coisa. Hoje, 18 anos depois, eu tenho certeza: faltava o Centro Cultural Visconde de Mauá. Desde que descobri não falta mais. Obrigado Marcinha e todos aqueles que fazem essa magia tão agradável ser possível, Pc Guimarães, um simples fã! (escritor e jornalista criativo e espirituoso).
Bom dia Márcia! Parabéns pela sua dedicação à nossa cultura.
Excelente programação que valoriza a arte da nossa gente.
Fraterno abraço, Coronel Peres – AMAN (um militar que acompanha com entusiasmo nossas iniciativas e nos envia sempre uma palavra amiga)
E como sempre parabéns pelo trabalho "missionário" e incrível que vc desenvolve no Centro Cultural Visconde de Mauá (Mozart Mello – músico incrível e pai da fotógrafa mais inspirada da montanha...).
Saúdo os 18 anos do Centro Cultural Visconde de Mauá na pessoa de sua fundadora e animadora Márcia Patrocínio, glória inconteste da Arte e da Cultura brasileira (Oscar Araripe – escritor e pintor, um amigo em Tiradentes).
Márcia, querida amiga, que beleza essa comemoração dos 18 anos do CCVM. Está de parabéns por sustentar um sonho por tão longo tempo. O seu esforço e persistência por causa tão nobre tem o reconhecimento de todos os seus amigos e amigas. Que os deuses continuem sempre ao seu lado. Márcia, você é a tal... Beijos do Jô Oliveira (desenhista, ilustrador, quadrinista que eu adoro).
A alma humana não é uma tábula rasa a ser preenchida, é uma substância inflamável a ser acesa, já dizia Plutarco. Você é como um fogo que arde iluminando a sua comunidade! (Marcus D´Angelo – professor de filosofia da AMAN e um amigo querido que adora dançar com a gente nas rodas da montanha)
XII Flivima – Feira do Livro de Visconde de Mauá – de 05 de fevereiro a 06 de março
Exposição de Cerâmica – “De Barro e Alma...”, por Felicidade Patrocínio, e outras atrações da Feira
Estação Musical – Concertos de Verão
Domingo, 20 de fevereiro, 11:30, “Stravaganza Trio – Tributo a Paco de Lucia” – Victor Biblione – violão – Ana de Oliveira – violino – Sergio Raz – violão
Estação Musical – Concertos de Verão
Domingos, 27 de fevereiro, 11:30, o Duo Henrique Bonna – viola caipira e Álvaro Fusco – contrabaixo
Estação Musical – Concertos de Verão
Segunda feira, 28 de fevereiro, 11:30, Vimal Keert – piano solo
Sábado, 11 de dezembro às 16h – Lançamento do livro
“Jimmy Page no Brasil”, de Leandro Souto Maior – com exibição do documentário sobre o livro e pocket show com o autor e convidados.
“Bazar de Artistas Práticos – Arte e Artesanato”
Artistas e Artesãos se encontram nesse Bazar criativo e cheio de mimos para presentear no natal e ano novo. De 17 de dezembro/2021 a 09 de janeiro/2022 – abrindo de quinta a domingo e feriado, das 11 à 17h.
Último Concerto na Varanda/2021
Domingo – 19 de dezembro – 11:30
Coral do Visconde
(vejam outras apresentações do Coral, em anexo)
Centro Cultural Visconde de Ma
Ponto de Cultura – Ponto de Leitura
Dezessete anos de arte, cultura e educação para todos!
Exposição estendida até 12 de dezembro |
- - - - - - - - -
O Melhor do Rio de Janeiro
O Melhor de São Paulo
O Melhor de Tiradentes / MG
O Melhor da Serra&Mar ou O Melhor de Casemiro de Abreu e Entorno